Você está aqui: Página Inicial / Plenária tem participação de diretor do CFA

Plenária tem participação de diretor do CFA

 

A última plenária de 2017 do Conselho Regional de Administração de Rondônia, realizada no dia 22 deste mês, contou com a participação do adm. André Luís Saoncela da Costa, diretor da Câmara de Relações Internacionais e Eventos do Conselho Federal de Administração (CFA) e conselheiro federal por Rondônia. Saoncela falou das ações desenvolvidas no âmbito do CFA, destacando que em 52 anos de regulamentação da administração no Brasil pela primeira vez Rondônia é contemplado com uma diretoria no Conselho Federal de Administração. Para ele, isso é resultado do prestígio do CRA-RO junto ao CFA. “Hoje Rondônia tem um diferencial muito grande na gestão do CFA, o que comprova a projeção do CRA-RO e a repercussão de suas ações no âmbito do Conselho Federal”, disse o adm. André Saoncela.

Apesar de ter a missão de trabalhar em prol de todo o sistema CFA/CRAs, Saoncela tem direcionado apoio ao Regional de Rondônia, enfatizando o crescimento e a consolidação do CRA-RO como força no âmbito do sistema. Na Câmara de Relações Internacionais e Eventos do CFA, Saoncela informou que tem realizado um trabalho voltado para a administração no âmbito da Organização das Nações Unidas (ONU), inclusive com o envolvimento de estudantes universitários. Nesse aspecto, o diretor do CFA destacou a importância do trabalho da conselheira Ivanilda Frazão, diretora de Desenvolvimento Profissional e Institucional do CRA-RO, na área de relações internacionais. Em meados deste ano, Ivanilda Frazão esteve presente em evento da Câmara de Relações Internacionais e Eventos do CFA junto à ONU, em Brasília, participou da organização e realização do I Fórum Nacional da Mulher Administradora e no início deste mês esteve em Curitiba onde ministrou palestra em encontro promovido pelo CFA para as mulheres administradoras do Paraná.


Na Plenária, o presidente do CRA-RO, adm. Manoel Pinto da Silva, informou que no exercício 2018 será intensificado o trabalho iniciado em 2017, primordialmente no que se refere à fiscalização e incentivo ao registro junto ao Conselho, por meio de ações mais diretas junto às instituições de ensino superior, via coordenações dos cursos de graduação em administração e de tecnologia em gestão. Na oportunidade, os diretores Marcos Tadanori Ito, de Fiscalização e Registro, e Ivanilda Frazão, de Desenvolvimento Profissional e Institucional, apresentaram os planos de ações de suas respectivas pastas para o próximo exercício, objetivando o fortalecimento ainda maior das atividades do Conselho em todo o estado. O conselheiro Ednilso de Oliveira mencionou o lançamento do projeto PROFASE pelo governo do Estado, que trata do planejamento para os municípios. Ele entende que o CRA-RO deve estar envolvido nessas ações que tratam da gestão. Outro ponto que Ednilso de Oliveira considera importante é a inclusão de um conselheiro para participar dos jantares que são promovidos pelas Associações Comerciais dos Municípios para que possa falar do Conselho para os empresários.


A conselheira Ivanilda Frazão informou que o planejamento de desenvolvimento profissional e institucional inclui ações de capacitação e treinamento para os servidores do Conselho. “Pretendemos, logo em janeiro, realizar um café da manhã para os servidores com a presença de uma psicóloga que virá através de parceria para uma palestra e atividades motivacionais aos colaboradores”, antecipou. O diretor Administrativo e Financeiro, adm. Antônio Nogueira Neto, fez a explanação do plano de trabalho da sua pasta, que obteve aprovação da plenária. Na mesma oportunidade foram aprovadas a prestação de contas e o balancete de dezembro de 2017 e o inventário atualizado do presente exercício.

 

ASCOM CRA-RO

Publicações