You are currently viewing Presidente do CRA-RO participa de reunião com superintendente do Banco da Amazônia

Presidente do CRA-RO participa de reunião com superintendente do Banco da Amazônia

O superintendente regional do Banco da Amazônia em Rondônia, Wilson Evaristo, recebeu na manhã de segunda-feira, dia 6, os presidentes dos Conselhos de Engenharia e Agronomia (CREA-RO), Carlos Antônio Xavier, de Administração (CRA-RO), Marcos Tadanori Ito, e de Economia (CORECON-RO), Noel Leite da Silva, para tratar da atuação de profissionais regularmente inscritos nas três autarquias na elaboração de projetos, mediante capacitação ministrada por técnicos do próprio Banco, que orientarão sobre cada uma das etapas do processo, até a homologação e a liberação dos recursos financeiros.

Segundo o superintendente Wilson Evaristo, o objetivo é ampliar os incentivos por meio de novos projetos. Ele disse que o Banco deve anunciar, num prazo de dez dias, uma agenda de capacitação para administradores, engenheiros e economistas interessados em especializar-se na elaboração de projetos para a captação de recursos junto à instituição financeira. “Vamos montar uma agenda única para atender as três categorias na capacitação que habilitará para a elaboração e avaliação técnica, econômica e financeira”, informou o superintendente, acrescentando que a proposta é aproximar o Banco das instituições de classe, viabilizando oportunidades de negócios para atender as demandas dos Conselhos. Em Rondônia, o Banco da Amazônia tem financiados recursos financeiros da ordem de R$ 8,5 bilhões e anualmente disponibiliza linhas de crédito que totalizam R$ 1,7 bilhão. A maioria dos projetos atende o segmento do agronegócio, mas o Banco da Amazônia pretende focar em setores fora do segmento rural. Rondônia conta com 14 agências do Banco da Amazônia para atender as demandas nos 52 municípios e, por conta disso, conforme mencionou Wilson Evaristo, é preciso estar conectado a todas as diretrizes que norteiam os projetos. “Existe a possibilidade da assinatura de um termo de cooperação técnica entre o Banco da Amazônia e os três Conselhos, principalmente porque a meta da instituição financeira é tornar as ações e processos mais ágeis, viabilizando financiamento de projetos fora do eixo rural”, disse o superintendente.

A proposta apresentada pelo Banco da Amazônia foi muito bem recepcionada pelos presidentes dos três Conselhos presentes à reunião com o superintendente Wilson Evaristo, especialmente porque abre um novo espaço de atuação profissional para administradores, engenheiros e economistas. “É uma grande oportunidade que está sendo oferecida pelo Banco para que profissionais das três áreas possam especializar-se na elaboração de projetos para serem apresentados junto à instituição financeira, visando à captação de recursos”, acentuou Marcos Tadanori Ito, presidente do Conselho Regional de Administração. A reunião também contou com a participação do gerente geral da Central de Crédito do Banco da Amazônia para Rondônia e Amazonas, Márcio Coutinho, e da supervisora de avaliação de crédito da Central de Crédito do Banco, Maria Lucinete. Uma nova reunião deve ser realizada ainda este mês para alinhar os tópicos entre as partes.

 

ASCOM CRA-RO
Jornalista Chagas Pereira
Registro Profissional 165/RO