Nosso Histórico

O CRA-RO de hoje, foi Delegacia subordinada a 11ª Região do Estado do Amazonas, até 28/12/1989 quando foi criado o Conselho Regional de Administração de Rondônia. Essa Delegacia, segundo os registros disponíveis, tinha pouca atuação apesar da boa vontade e esforços dos Administradores designados para geri-la.

Dentre os abnegados Administradores que atuaram na Delegacia (alguns já falecidos), estiveram: Raimundo Leandro de Paula, Clementino Leite Neto, Sebastião Luiz Santos, Cláudio Frias Macário, Ivan Leitão e Silva, Charles Jhon Conde Shockness e Rosa Flávia Silva e Silva, esta que foi a última Delegada, e quando da instalação do CRA-RO foi designada para presidir a Comissão Executiva Provisória de Instalação do Conselho. Como pioneiros, esses Administradores assumiram o ônus para que não se apagassem as esperanças de contar com um Conselho fortalecido e representativo dos profissionais de Administração.

Coube à Comissão Executiva Provisória de Instalação, presidida pela Administradora Rosa Flávia, a organização inicial da Autarquia e as providências para a realização em 15/10/1990 da primeira Eleição do Conselho, na qual concorreram 3 Chapas encabeçadas, respectivamente, pelo Adm. Carlos Siqueira da Silva-Chapa 1, Adm Raimundo Nonato Ferreira Vargas-Chapa 2 e Adm. Jairo José Bizato Chapa 3.Nesse Pleito a Chapa 1 foi a vencedora tendo como componentes para Conselheiros Regionais Efetivos os Administradores: Carlos Siqueira da Silva, posteriormente eleito Presidente em 1991 acompanhado dos administradores, Cláudio Roberto Rodrigues Junqueira Vice-Presidente, Delci Fátima de Alencar Castiel 1ª Secretaria, Charles Jhon Conde Shockness, José Aluísio Passos Bentes, Francisco Roberto Bessa Gomes, Moacyr Boris Rodrigues Maia, Ivan Leitão e Silva e o saudoso Antonio Sérgio Valente. Para Conselheiros Suplentes compuseram os Administradores: Oscar Dias Knghts, Estela Marina Lima, Tereza Neuman da Rocha Viana, Tereza Cristina Simoni, Lizane Lago Nóbrega Machado, Cláudio Frias Macário, Emilson Ferreira Silva, Antonio Plácido de Oliveira e Rosa Flávia Silva e Silva.

No pleito de 1992 o presidente, Carlos Siqueira da Silva, foi reeleito para um segundo mandato. Entretanto, por ter sido vitima de um acidente de trânsito, no qual veio a falecer, foi substituído pelo vice, Cláudio Roberto Rodrigues Junqueira, que por residir no interior do Estado e enfrentar problemas de saúde na família não pode exercer na sua plenitude os atos de presidente, teve o auxilio do Adm. Antônio Plácido de Oliveira, que atuava como presidente em exercício.

1993 – Antonio Plácido de Oliveira (jan/dez) – Nesta gestão foi adquirida, com recursos do CFA, a sede do CRA-RO onde funciona até esta data na Rua Tenreiro Aranha, 2978 – Centro. No Conselho Federal era Presidente o Adm. Gilmar Camargo de Almeida.

 

1994 – Eva da Silva Albuquerque (Jan/Dez) Com a sede adquirida o CRA-RO passou a funcionar na edícula existente uma vez que o imóvel com 80m² precisava de uma reforma.

1995 – José Augusto Chaves de Lima (Jan/Dez)

1996 - José Augusto Chaves de Lima (Jan/Jun)

1997 – Marlon Fritz Martins Leite (Jan/Dez)

1998 - Marlon Fritz Martins Leite (Jan/Out)

Nessa gestão o imóvel onde funciona o CRA-RO sofreu uma reforma com auxílio financeiro repassado pelo Conselho Federal de Administração. Desta forma em junho de 1998, o imóvel foi inaugurado.Naquela época o Conselho contava dom 590 profissionais e 170 empresas registrados.

1998 – Hilton Gomes Pereira (Out/Dez)

1999/2000 – Eva da Silva Albuquerque (Jan/Dez) – Nesta gestão foi construído, com recursos do PROAR, o auditório com capacidade para 50 lugares. Foi realizado em Ji-Paraná o Iº Encontro de Professores e Coordenadores, uma parceria do CRA-RO com todas as Instituições de Ensino Superior que ministravam o Curso de Administração no Estado de Rondônia. Dentre os palestrantes estiveram a Conselheira Federal/MG Adm. Sônia Ferreira Ferraz, o Conselheiro Regional/SP Adm. Mauro Kreuse e a Economista Prof. Míria Oleto.

2001/2002 – Adm. Antonio Plácido de Oliveira

2003/2004 – Adm. Domingos Pascoal dos Santos – Em 2003, o Conselho chegou ao número de 1000 (hum mil) registros de Administradores.

2005/2006 - Adm. Domingos Pascoal dos Santos (Jan/Jun)

2006 - Adm. Eva da Silva Albuquerque (Jun/Dez)

2007 - Adm. Eva da Silva Albuquerque (até 8 Jan)

2007 à 2008 – Adm. Renné André Valente Lôbo (8 Jan) Eleito em 23 de outubro de 2006, e empossado em 8 de janeiro de 2007.

2009 à 2010 - Adm. Francisco Emmanoel Silveira.

2011 à 2012 - Adm. Eva da Silva Albuquerque.

2013 à 2014- Adm. André Luís Saoncela da Costa

 
Banner_Site_400x300px.jpg