Você está aqui: Página Inicial / Palestra em Ji-Paraná destaca governança corporativa

Palestra em Ji-Paraná destaca governança corporativa

Numa iniciativa do Conselho Regional de Administração de Rondônia (CRA-RO), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), Conselho Federal de Administração (CFA) e Faculdade Pan-Americana de Ji-Paraná (Unijiipa), empresários e graduandos de administração tiveram a oportunidade de acompanhar palestra ministrada pelo professor Pierre Alan Wanger, da Fundação Getúlio Vargas, que destacou o tema “Governança Corporativa: Uma visão holística do negócio”. O tema abordado leva em conta que quando se fala em governança corporativa normalmente não se costuma atentar para fatores que são fundamentais em todo o processo de gestão.


Em sua palestra, Pierre Wagner mencionou princípios da transferência tidos como essenciais para a divulgação de resultados, incluindo princípios de equidade para o crescimento empresarial, baseados num organograma de gestão estratégica, visando estabelecer diretrizes sobre como planejar e como executar o planejamento. O professor da FGV destacou o código de conduta como essencial, exemplificando que não tem bons exemplos diante do quadro atual que evidencia um ambiente de corrupção que demonstra que a ética e a honestidade estão sendo colocados de lado. Pierre Wagner disse que o sucesso empresarial precisa estar alicerçado num processo de governança corporativa ousado, mas que se mantenha baseado no planejamento, a fim de que os negócios avancem e não retroajam.


Saoncela enfatiza as ações de fiscalização do CRA-ROConselheiro federal por Rondônia e diretor da Câmara de Relações Internacionais e Eventos do Conselho Federal de Administração (CFA), o adm. André Saoncela falou das ações que estão sendo realizadas no âmbito de sua área de atuação no CFA e sobre o trabalho de fiscalização que vem sendo realizado pelo CRA-RO em todo o estado. Ex-presidente do Conselho Regional de Administração, Saoncela destacou a importância da fiscalização como forma de garantir maior espaço para o administrador no mercado de trabalho e para valorizar e fortalecer a categoria. Aos universitários, Saoncela incentivou que se empenhem ao máximo no processo de preparação para o mercado de trabalho, e aos empresários destacou a importância do administrador nas empresas.


O diretor de fiscalização e registro do Conselho Regional de Administração de Rondônia (CRA-RO), adm. Marcos Tadanori Ito, destacou a importância das parcerias com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), com o Conselho Federal de Administração (CFA) e com a Faculdade Pan-Americana de Ji-Paraná (Unijiipa), considerando-as como fundamentais para viabilizar a palestra ministrada pelo professor Pierre Alan Wanger, no auditório da Unijiipa, evidenciando o tema “Governança Corporativa: Uma visão holística do negócio”. A palestra esteve aberta para universitários da área de administração, para administradores, tecnólogos e empresários. Marcos Ito também agradeceu o apoio do adm. Aroldo Pacheco, representante do Conselho em Ji-Paraná, que viabilizou o local e manteve contatos com a classe empresarial e a comunidade universitária na cidade. O diretor aproveitou a oportunidade para falar sobre o PLS 439, que dispõe sobre o exercício de atividades nos campos da Administração, estabelecendo que cargos e funções com atribuições voltadas para os campos da Administração, em organizações privadas, não governamentais e públicas, somente poderão ser providos por Tecnólogos e Administradores profissionais regulares na forma da lei.

 

ASCOM

registrado em:
Publicações