You are currently viewing Administrador diz que o sucesso é uma conquista diária

Administrador diz que o sucesso é uma conquista diária

O sucesso profissional é resultado da perseverança, determinação, disciplina, foco e fé, ingredientes indispensáveis e necessários para a superação dos obstáculos que normalmente surgem ao longo da caminhada. A trajetória do administrador Everton Luiz Cândido Luiz não tem sido diferente. Dificuldades decorrentes das constantes mudanças de cidades fizeram com que sua graduação levasse 7 anos para ser concluída. Durante esse período, Everton Luiz estudou no IBES, SOCIESC, UFPI e UNIR até a realização do sonho da graduação na área de administração. Pós-graduado Lato Sensu em Gestão Pública (FAEL), pós-graduado Stricto Sensu em Administração (UNIR), Everton Luiz faz graduação em Pedagogia (IFRO) e Doutorado em Adminstração (Dinter-UFPR).

Everton Luiz faz questão de mencionar que a graduação em Administração era um sonho cultivado desde a adolescência. A decisão de ser administrador surgiu quando era office-boy na Eletrosul, em Santa Catarina. “Eu auxiliava os administradores em seus trabalhos no escritório, e isso influenciou na minha escolha profissional. A maior dificuldade durante a graduação foram as mudanças de cidades, principalmente porque as grades curriculares eram sempre diferentes em cada Instituição de Ensino Superior. Isso dificultou a conclusão da minha graduação, precisei de foco e persistência”, acrescentou.

Natural da cidade de Tubarão, em Santa Catarina, Everton Luiz chegou a Porto Velho em janeiro de 2012. Ele relata que no início enfrentou grandes dificuldades. “Chegamos na fase final da construção das usinas e foi difícil encontrar uma casa para alugar, próximo ao trabalho, com um preço que cabia em nosso orçamento”, disse. Além de docente do IFRO, Everton Luiz também ministra palestras e oficinas em eventos, bem como presta assessoria empresarial. Profissionalmente, destaca que ainda está no meio da caminhada. “Minha vida resulta em aproveitar as oportunidades que vão surgindo e invariavelmente percebo a importância dos eventos passados para o momento presente, principalmente porque o sucesso é uma conquista diária”, assinala.

Para quem ainda está na faculdade, Everton Luiz orienta que aproveitem as oportunidades e questionem a aplicação do que está sendo ensinado. “A tecnologia é a ciência aplicada ao setor produtivo. O mercado não está interessado no certificado de vocês, mas no que de fato sabem fazer. Portanto, envolvam-se nos trabalhos práticos. Sejam observadores das necessidades das pessoas, procurem utilizar-se de ferramentas administrativas e dominem as ferramentas financeiras. Além disso, desenvolvam as relações humanas porque os líderes são pessoas chaves”, recomenda.

Sargento do Exército Brasileiro e, desde 2017, Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) na área de administração no Instituto Federal de Educação e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Everton Luiz é Conselheiro no Regional de Administração de Rondônia (CRA-RO). Ele mencionou a atuação do Conselho Regional de Administração na fiscalização do mercado para impedir o exercício ilegal da profissão e possibilitar o fortalecimento profissional em todo o estado. “O meu envolvimento com a diretoria atual permitiu-me conhecer como o Conselho é ativo na defesa dos interesses dos administradores”, completou.

Ascom CRA-RO
Jornalista Chagas Pereira
Registro Profissional 165/RO