[fusion_builder_container hundred_percent=”no” equal_height_columns=”no” menu_anchor=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=”” background_color=”” background_image=”” background_position=”center center” background_repeat=”no-repeat” fade=”no” background_parallax=”none” parallax_speed=”0.3″ video_mp4=”” video_webm=”” video_ogv=”” video_url=”” video_aspect_ratio=”16:9″ video_loop=”yes” video_mute=”yes” overlay_color=”” video_preview_image=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” padding_top=”” padding_bottom=”” padding_left=”” padding_right=””][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ layout=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” border_position=”all” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” center_content=”no” last=”no” min_height=”” hover_type=”none” link=””][fusion_text]

Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF

[/fusion_text][fusion_text]

Publicação feita pelo CFA

A presente publicação feita pelo Conselho Federal de Administração mostra que os benefícios esperados da LRF dependem da aplicação de princípios e práticas de gestão. Tem como finalidade auxiliar aos Dirigentes de organizações subordinadas ao texto da Lei de Responsabilidade Fiscal a bem operarem os recursos disponibilizados pela Administração. Além de apontar os aspectos relevantes da gestão, implícitos no texto legal, descreve temas e ferramentas úteis à prática dos Dirigentes.

Os temas de gestão oferecem subsídios para criar as condições necessárias ao cumprimento da LRF, e também para gerar resultados organizacionais e sociais significativos. São ao todo 15 temas, entre os quais estão: A prática do planejamento; O prejuízo de cortar pessoal; Estratégias úteis na capacitação de fontes de recursos em organizações públicas; Perfil do Dirigente de alto desempenho; A ética nas organizações; Contrato de festão; Cultura organizacional; Mudança na organização.

As ferramentas e práticas humanizadas de gestão são recursos que ajudam o Dirigente a ser mais eficiente e eficaz. Entre elas estão: Gestão de desempenho; Aprendizagem contínua; Diagnóstico da organização; Gestão de conflitos entre áreas da organização; Gestão participativa; e Técnicas de Reunião.

“A Lei de Responsabilidade Fiscal: uma abordagem gerencial” inclui também os itens “Formação do dirigente”, “Caso de gestão” e “Texto para estudo e reflexão”, visando ampliar as oportunidades de aperfeiçoamento e desenvolvimento dos Dirigentes.

A coleção é composta de 3 volumes, enfocando:

  • Vol. I – A Prática da Gestão e o Dirigente
  • Vol. II – A Gestão Implícita no Texto da LRF
  • Vol. III – Habilidades e Estratégias para a Instrução

Nota: Os exemplares não poderão ser adquiridos separadamente.

“…numa primeira análise de conteúdo, considero-o muito importante, especialíssimamente os aspectos didáticos-pedagógicos contidos no último tomo. De parabéns está o Sistema CFA/CRAs por mais uma contribuição à compreensão dessa complexa temática do nosso cotidiano.”

Prof. Agamêmnom Rocha Souza
Rio de Janeiro/RJ

“…cumpre-nos, também, expressar sinceros votos de parabéns ao CFA pela efetivação desse trabalho, que, ao mesmo tempo que promove e valoriza os Administradores profissionais brasileiros, igualmente enseja uma das mais valiosas contribuições do Sistema CFA/CRAs para a boa gestão pública do Brasil.”

Adm. Mário de Almeida Tourinho
Presidente do CRA/PB

“O Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul parabeniza toda a equipe envolvida na realização da obra trilogia “A Lei de Responsabilidade Fiscal: uma abordagem gerencial”. Afinal ela vem de encontro aos anseios da categoria principalmente no sentido de instrumentalizar as organizações públicas municipais e estaduais.”

Adm. Emir José Alves da Silva
Presidente do CRA/RS

“Venho cumprimentá-lo pela edição dos três volumes sobre “A Lei de Responsabilidade Fiscal: uma abordagem gerencial”. Essa iniciativa é de todo elogiável e assinala um novo marco na nossa profissão.”

Adm. Jaime José Moura
Conselheiro Suplente CRA/SC

[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]