Você Administrador e Tecnólogo, pode se sentir em casa no Conselho Regional de Administração de Rondônia (CRARO).
O CRA-RO de hoje, foi Delegacia subordinada a 11ª Região do Estado do Amazonas, até 28/12/1989 quando foi criado o Conselho Regional de Administração de Rondônia. Essa Delegacia, segundo os registros disponíveis, tinha pouca atuação apesar da boa vontade e esforços dos Administradores designados para geri-la.
Dentre os abnegados Administradores que atuaram na Delegacia (alguns já falecidos), estiveram: Raimundo Leandro de Paula, Clementino Leite Neto, Sebastião Luiz Santos, Cláudio Frias Macário, Ivan Leitão e Silva, Charles Jhon Conde Shockness e Rosa Flávia Silva e Silva, esta que foi a última Delegada, e quando da instalação do CRA-RO foi designada para presidir a Comissão Executiva Provisória de Instalação do Conselho. Como pioneiros, esses Administradores assumiram o ônus para que não se apagassem as esperanças de contar com um Conselho fortalecido e representativo dos profissionais de Administração.
Coube à Comissão Executiva Provisória de Instalação, presidida pela Administradora Rosa Flávia, a organização inicial da Autarquia e as providências para a realização em 15/10/1990 da primeira Eleição do Conselho, na qual concorreram 3 Chapas encabeçadas, respectivamente, pelo Adm. Carlos Siqueira da Silva-Chapa 1, Adm Raimundo Nonato Ferreira Vargas-Chapa 2 e Adm. Jairo José Bizato Chapa 3. Nesse Pleito a Chapa 1 foi a vencedora tendo como componentes para Conselheiros Regionais Efetivos os Administradores: Carlos Siqueira da Silva, posteriormente eleito Presidente em 1991 acompanhado dos administradores, Cláudio Roberto Rodrigues Junqueira Vice-Presidente, Delci Fátima de Alencar Castiel 1ª Secretaria, Charles Jhon Conde Shockness, José Aluísio Passos Bentes, Francisco Roberto Bessa Gomes, Moacyr Boris Rodrigues Maia, Ivan Leitão e Silva e o saudoso Antonio Sérgio Valente. Para Conselheiros Suplentes compuseram os Administradores: Oscar Dias Knghts, Estela Marina Lima, Tereza Neuman da Rocha Viana, Tereza Cristina Simoni, Lizane Lago Nóbrega Machado, Cláudio Frias Macário, Emilson Ferreira Silva, Antonio Plácido de Oliveira e Rosa Flávia Silva e Silva.
Localizada Rua Tenreiro Aranha, 2988 – Olaria, Porto Velho – RO, 76801-254, a sede tem um ambiente de trabalho apropriado à importância da instituição e da profissão. Além do que, é a referência da profissão, em nível Regional.
Profissional e Estudante de Administração. A Casa é sua.
Valores do CRA
Ética, Competência, Inovação, Valorização da Profissão e Participação
Missão
Promover a Ciência da Administração valorizando as competências profissionais, a sustentabilidade das organizações e o desenvolvimento do país.
Visão
Ser uma entidade reconhecida pela sociedade, capaz de assegurar a atuação plena dos profissionais de Administração.
Filosofia
Para o cumprimento de sua missão, o sistema CFA/CRAs acredita, respeita e aceita como orientadores os seguintes princípios:
1. Sociedade e Cidadania
A defesa da sociedade deve ser feita em total comprometimento com a cidadania e com irrestrito cumprimento à legislação.
2. Macroambiente
As ações, atitudes e comportamentos devem guardar respeito ao ser humano, à sociedade e ao ambiente.
3. Conhecimento
A valorização do conhecimento deve ser considerada como fundamental para a profissão, assim como o compromisso com o avanço tecnológico e com as mudanças que a atualização requer devem ser buscadas continuamente.
4. Profissão
A atuação profissional do Administrador deve ser realizada com independência, mas guardando o respeito e buscando integração com as outras profissões.
5. Participação
A participação e o comprometimento dos Administradores são fatores que valorizam a profissão, e devem ser continuamente estimulados.
O Conselho Regional de Administração (CRA) tem como principais finalidades propugnar por uma adequada compreensão dos problemas administrativos e sua racional solução, orientar e disciplinar o exercício da profissão, dirimir dúvidas suscitadas nos Conselhos Regionais e Federal, julgar, os recursos de penalidades impostas pelo Conselho Regional de Administração (CRA), além de zelar pelo profissional de Administração, e promover estudos e campanhas em prol da racionalização administrativa do País.
O CRA é um órgão normativo, consultivo, orientador e disciplinador do exercício da profissão, sediado em cada região do país, responsável por controlar e fiscalizar as atividades financeiras e administrativas. Este, parte do Sistema CFA/CRAs, que tem como missão Promover a Ciência da Administração valorizando as competências profissionais, a sustentabilidade das organizações e o desenvolvimento do país, é integrado pelo CFA e pelos 27 Conselhos Regionais de Administração, sediados em todos os Estados da Federação e no Distrito Federal.
Cada CRA tem por finalidade dar execução às diretrizes formuladas pelo Conselho Federal, fiscalizar, na área da respectiva jurisdição, o exercício da profissão; organizar e manter o registro do profissional de Administração; julgar as infrações e impor as penalidades referidas na Lei n° 4.769/65, expedir as Carteiras Profissionais, além de elaborar o seu Regimento para exame e aprovação pelo CFA.
O CFA se reveste de Tribunal Superior de Ética dos Administradores, para julgar processos éticos em 2ª instância. Em sua estrutura organizacional possui Plenário, Câmaras, Diretoria, Comissões e Assembleia de Presidentes de CRAs. Assim como cada CRA possui o seu plenário específico.
O Plenário do CRA, composto por Conselheiros Regionais Efetivos e seus respectivos Suplentes, eleitos diretamente pelos Administradores e Tecnólogos. A duração do mandato de cada Conselheiro é de 4 anos, permitida uma reeleição. A renovação do Plenário é de 1/3 e 2/3, alternadamente, a cada biênio.
O CRA adota o modelo de gestão por áreas administrativas, cada qual com suas competências estabelecidas no Regimento Interno. O CRA pode dispor ainda de outros órgãos, como Diretorias Executivas e para atividades específicas podem ser constituídas Comissões Permanentes, cujos integrantes são eleitos pelo Plenário, dentre os Conselheiros Efetivos para exercerem suas atividades.
A Assembleia de Presidentes dos CRAs é um importante órgão que auxilia o processo de tomada de decisão do CFA. Órgão consultivo, composto pelos Presidentes de todos os Regionais, a Assembleia é o termômetro dos profissionais de Administração para com o Sistema.
A direção do CRA é feita pelo regime presidencialista e ao Presidente do CRA incumbe, principalmente, dirigir e presidir as reuniões do Plenário e representar o CRA em juízo ou fora dele, requisitar às autoridades competentes, até mesmo as de segurança pública, quando necessário, os recursos indispensáveis ao cumprimento de dispositivos legais que regem o exercício da profissão de Administrador, tomar providências de ordem administrativa necessárias ao rápido andamento dos processos no Conselho, participar na Assembleia de Presidentes a prestação de contas com relatórios de gestão do exercício anterior, dentre outras funções.
O Sistema CFA/CRAs consciente de suas responsabilidades atua com enfoque na sua missão primordial de valorizar o profissional e a Ciência da Administração. Regulamentado como Autarquia Federal pela Lei 4.769 de 9 de setembro de 1965, sua atuação no Brasil consolidou-se como Instituição, ampliando gradativamente sua participação na discussão de grandes temas nacionais, melhorando permanentemente sua capacidade administrativa e aproximando-se cada vez mais do profissional.
Admª. Ivanilda Frazão Tolentino
Admª. Eliete Perira da Silva
CONSELHEIROS REGIONAIS DO CRA
Efetivos
Adm. Edney Costa Souza
Adm. Francisco Tavares de Melo
Admª. Simone Marçal Quintino
Tecnol. Aparecido Cláudio Scavassa
Admª. Jussilaine Luzia Lyra Guimaraes
Adm. Diego Pasquim Tolotti
Adm. Fernanda Cristina Ferreira
Adm. Cleverson Brancalhão da Silva
Admª. Juliana Negrini Tarnoschi de Alcântara
Suplentes
Adm. Marcelo Augusto Mendes Barbosa
Adm. Charles Dam Souza Silva
Admª. Sabrina Sissy Carvalho Correa Alves
Tecnol. Alyne Amaral Lima
Admª. Arlane de Andrade Almeida
Adm. Nicandro Ernesto de Campos Neto
Adm. Edson Carlos Froes de Araújo
Adm. Clébio Billiany de Mattos
Adm. Aroldo de Oliveira Matos
Presidente
Adm. Edney Costa Souza
Vice-Presidente
Adm. Francisco Tavares de Melo
Diretor de Administração e Finanças
Adm. Diego Pasquim Tolotti
Diretora de Fiscalização e Registro
Admª. Simone Marçal Quintino
Diretora de Desenvolvimento Profissional e Institucional
Admª. Fernanda Cristina Ferreira
A Ouvidoria é um dos canais de comunicação que o CRA oferece aos registrados e à sociedade.
Seu objetivo principal é contribuir para a melhoria da qualidade de atendimento e prestação de serviços, e na defesa dos profissionais e empresas que atuam na área da Administração.
Sua participação é muito importante para nós. Para agendar seu atendimento na sede do CRA, ou para Informação, Solicitação, Sugestão, Reclamação e Denúncia, por favor entrar em contato no link abaixo:
Adm. Carlos Siqueira da Silva – 1991 a 1992
Adm. Cláudio Roberto Rodrigues Junqueira – 1992 (completou a gestão do Adm. Carlos Siqueira da Silva)
Adm. Antônio Plácido de Oliveira – Janeiro a Dezembro de 1993
Adm. Eva da Silva Albuquerque – Janeiro a Dezembro de 1994
Adm. José Augusto Chaves de Lima – Janeiro de 1995 a Junho de 1996
Adm. Marlon Fritz Martins Leite – Agosto de 1996 a Outubro de 1998
Adm. Hilton Gomes Pereira – Outubro a Dezembro de 1998
Adm. Eva da Silva Albuquerque – Janeiro de 1999 a Dezembro de 2000
Adm. Antônio Plácido de Oliveira – Janeiro de 2001 a Dezembro de 2002
Adm. Domingos Pascoal dos Santos – Janeiro de 2003 a Junho de 2006
Adm. Eva da Silva Albuquerque – Junho de 2006 a 8 de janeiro de 2007
Adm. Renné André Valente Lôbo – Janeiro de 2007 a Dezembro de 2008
Adm. José Luiz de Arruda – 5 de Janeiro a 6 de Março de 2009
Adm. Francisco Emmanoel Silveira – 6 de Março de 2009 a Janeiro de 2011
Adm. Eva da Silva Albuquerque – Janeiro de 2011 a Dezembro de 2012
Adm. André Luis Saoncela da Costa – Janeiro de 2013 a 6 de Janeiro 2017
Adm. Manoel Pinto da Silva – 06 de Janeiro de 2017 a 06 de janeiro 2019
Adm. Marcos Tadanori Ito – 06 de janeiro de 2019 a 11 de janeiro 2021
Adm. Francisco Tavares de Melo – 11 de janeiro de 2021 a 05 de janeiro de 2023
Adm. Edney Costa Souza – a partir de 05 de Janeiro 2023 – atual Presidente