You are currently viewing Enrat incentiva produção científica em Rondônia

Enrat incentiva produção científica em Rondônia

Maior evento da administração em todo o estado, o Encontro Rondoniense de Administradores e Tecnólogos (Enrat) tem sido fundamental para incentivar a produção científica em Rondônia, conforme destacou a adm. Simone Marçal Quintino, coordenadora do projeto, mencionando o engajamento de profissionais da administração e graduandos. “Um evento de cunho científico de excelência com ampla repercussão estadual e manifesta o papel do Regional de Administração como incentivador de publicações científicas”, disse Simone Marçal. Para o administrador Edney Costa Souza, que também coordenou o evento, a proposta do Enrat é reunir acadêmicos, professores, administradores, tecnólogos, empresários e demais profissionais da área de administração e suas respectivas tecnologias, com o intuito de aproximar esses atores do Conselho Regional de Administração de Rondônia. “O objetivo é contribuir para o fortalecimento e a valorização do administrador e do tecnólogo, promovendo um encontro onde professores, alunos, profissionais e empresários que atuam no ramo da administração, possam divulgar suas ideias e discutir sobre o desenvolvimento de melhorias para a classe profissional”, disse.

Segundo Edney Costa Souza, além de valorizar a profissão e proporcionar a interação entre os profissionais da administração de todo o estado, o Enrat propicia meios para a divulgação do conhecimento científico, através da apresentação e publicação de resumos e artigos científicos, que são relevantes para os profissionais da área. “O livro com os artigos selecionados é um dos poucos instrumentos de divulgação de pesquisas para professores, acadêmicos, administradores e tecnólogos do estado”, acrescentou.

Palestras
Neste ano, o III Enrat destacou como tema central;Administração do Futuro: Gestão, Inovação e
Empreendedorismo, com uma programação bem abrangente e envolvente, incluindo palestras sobre temas relacionados aos avanços da tecnologia e sua influência na administração. Em palestra sobre os impactos da Sociedade 5.0 na administração, o professor e administrador Eduardo Rossi destacou que as responsabilidades aumentam por conta dos avanços tecnológicos. Consultor empresarial e conferencista nacional e internacional,
com Especialização em Marketing e em Planejamento Estratégico, Eduardo Rossi enfatizou tópicos sobre os impactos da Sociedade 5.0 na gestão e nos novos hábitos de consumo, além das mudanças decorrentes da tecnologia e as novas áreas de negócios e de empregos. Segundo ele, os avanços da tecnologia causam impactos na sociedade por conta das enxurradas de informações. “As informações chegam até nós e cabe a nós fazer o uso adequado delas. É preciso agir porque o tempo passa e não volta”, mencionou.

A programação do III Enrat também teve palestra do professor e administrador Arthur Bezerra, de São Paulo, enfatizando o tema “Todos querem uma startup para chamar de sua”. A palestra fez abordagens sobre como surfar a quarta revolução industrial; mudanças nos padrões do consumidor; atração e retenção de talentos; gestão e desenvolvimento de carreiras; marketing digital; liderança corporativa; empreendedorismo; projetos inovadores; e como criar um caminho de open innovation.

Agregando valores
O presidente Marcos Tadanori Ito, do CRA-RO, destaca o Enrat como um evento que contribui para o compartilhamento de conhecimentos e a troca de experiências, mencionando que o objetivo do Encontro é fortalecer ainda mais a profissão e os profissionais em todo o estado. “A proposta é agregar valores e oferecer espaço para que administradores, tecnólogos e graduandos possam produzir e mostrar trabalhos que venham contribuir para melhorar a gestão, pública e privada, por meio de propostas diferenciadas que podem vir a tornar-se referências”, acentuou. Ele destacou a presença de caravanas de faculdades de cidades do interior e da Capital, que prestigiaram o evento. Marcos Ito agradeceu ao IPOG, que providenciou os palestrantes, ao Sebrae, que disponibilizou espaço para a exposição dos trabalhos, e ao Instituto Federal de Educação de Rondônia, que cedeu o seu auditório para que as atividades pudessem ser desenvolvidas. “Os nossos agradecimentos, também, ao Conselho Federal de Administração, na pessoa de seu presidente, administrador Mauro Kreuz, cuja parceria tem sido fundamental para o Regional de Rondônia. O nosso muito obrigado ao administrador André Luís Saoncela da Costa, Conselheiro Federal de Administração por Rondônia, pela força, apoio e incentivo”, mencionou. “O nosso muito obrigado aos administradores, tecnólogos, professores e graduandos, pela participação no evento”, acrescentou.

Representantes

A programação do II Enrat também incluiu reunião da diretoria do Conselho Regional de Administração com os Representantes no interior do estado, na sede da Autarquia, na Capital. Na oportunidade, o presidente Marcos Tadanori Ito informou sobre as ações do CRA-RO, enfatizando as dificuldades que têm sido enfrentadas. Os Representantes também relataram suas dificuldades para desempenharem as atividades pertinentes às
atribuições do Conselho em suas cidades e regiões no interior do estado.

O presidente Marcos Ito, com a diretoria da Autarquia, disse que estão previstas melhorias para facilitar o trabalho dos Representantes. Na mesma reunião, a diretoria e os Representantes receberam a visita do deputado federal Leo
Moraes, que conversou sobre ações pertinentes que tramitam no Congresso, colocando-se à disposição e destacando o trabalho realizado pelo Regional de Administração.

Artigos científicos

Destaque maior do Enrat, mais de 60 artigos científicos foram inscritos e expostos em espaço na sede do Sebrae, na quinta-feira, dia 7, e apresentados a uma comissão especial que analisa cada um dos trabalhos para definir, por meio de critérios específicos, os que serão publicados no livro do III Enrat, que deverá ser editado no primeiro semestre de 2020, conforme antecipou a coordenadora Simone Marçal.

Reconhecimento

Na cerimônia de encerramento do III Encontro Regional de Administradores e Tecnólogos, no auditório do IFRO, Campus Calama, a diretoria do CRA-RO e os coordenadores do Encontro, prestaram homenagens ao presidente do Conselho Federal de Administração, Mauro Kreuz, ao Conselho Federal André Luís Saoncela da Costa, aos pareceristas dos artigos científicos, aos administradores representantes da Autarquia no interior do estado, ao Major Merycles Guedes Nunes, comandante do Corpo de Bombeiros em Porto Velho, e aos parceiros IFRO, IPOG e Sebrae, cujo apoio foi fundamental para a realização do evento.

Ascom CRA-RO
Jornalista Chagas Pereira
Registro Profissional 165/RO