You are currently viewing Sistema Eletrônico de Informações chega ao CRA-RO

Sistema Eletrônico de Informações chega ao CRA-RO

 partir de segunda-feira, dia 2 de setembro, o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) já estará em funcionamento no Conselho Regional de Administração de Rondônia (CRA-RO). O superintendente Douglas Evangelista, do Conselho Federal de Administração (CFA), fez nesta semana a apresentação do SEI aos Conselheiros e colaboradores do Regional, explicando os benefícios que o Sistema oferece, principalmente quanto à redução de gastos com papel e manutenção de impressoras.

Em sua palestra, Douglas Evangelista informou que o SEI faz parte da padronização tecnológica que o CFA está implementando em todos os Regionais, objetivando facilitar o trabalho de gestão administrativa e operacional. “O SEI é um sistema que registra e armazena documentos, viabilizando tramitação mais rápida e segura, incluindo o compartilhamento de informações entre os departamentos e mantendo os Conselheiros informados sobre todas as ações da Autarquia”, disse o superintendente do CFA.

De acordo com Douglas Evangelista, um dos princípios conceituais do Sistema Eletrônico de Informações é a gestão de processos, contribuindo para que haja agilidade, produtividade, satisfação e redução de custos. “Mas é necessário que haja familiarização com o SEI, tendo o comprometimento como fator determinante para o sucesso do Sistema”, assinalou. Para que o processo de familiarização de Conselheiros e colaboradores do Regional seja viabilizado, uma equipe de suporte técnico e tecnológico do CFA, formada por Juliana dos Reis Cardoso, Hércules Ribeiro Martins, Gabriel Heleno Gonçalves da Silva e Tiago Daniel Lemos Soares, veio com o superintendente do CFA para ministrar treinamento específico sobre o funcionamento do SEI, cujas atividades se estendem até esta sexta-feira, dia 30 de agosto.

Criado em 2009 por servidores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), no Rio Grande do Sul, o SEI já está sendo usado por mais de 400 órgãos públicos em todo o país como uma ferramenta de gestão de documentos e processos eletrônicos, importante para a eficiência administrativa. O SEI integra o Processo Eletrônico Nacional (PEN), uma iniciativa conjunta de órgãos e entidades de diversas esferas da administração pública, com a proposta de construir uma infraestrutura pública de processos e documentos administrativos eletrônicos.

O presidente do Regional de Administração de Rondônia, Marcos Tadanori Ito, agradeceu ao presidente Mauro Kreuz, do CFA, ao superintendente Douglas Evangelista e à equipe que veio a Rondônia ministrar o treinamento aos Conselheiros e colaboradores do CRA-RO, mencionando a importância do SEI para todo o Sistema CFA/CRAs. “Além de contribuir para agilizar a tramitação de processos no âmbito do Regional e garantir economia com papel e manutenção de impressoras, o SEI trará resultados importantes com a relação à transparência, tendo em vista que todas as ações estarão integradas ao Sistema CFA/CRAS”, concluiu Marcos Ito.

ASCOM CRA-RO
Jornalista Chagas Pereira
Registro Profissional no MTB 165/RO