You are currently viewing CRA-RO intensifica ações de fiscalização no interior do estado

CRA-RO intensifica ações de fiscalização no interior do estado

Com a proposta de estreitar ainda mais o relacionamento com as instituições de ensino superior e com os órgãos públicos, o Conselho Regional de Administração de Rondônia (CRA-RO) intensifica ações de fiscalização em cidades do interior do estado, visando, principalmente, combater o exercício ilegal da profissão na área da administração. Nos dias 11 e 12 deste mês, o diretor de fiscalização e registro da Autarquia, adm. Edney Costa Souza, acompanhado da secretária executiva do CRA-RO, adm. Osmarina Pimentel, esteve nos municípios de Ariquemes, Machadinho do Oeste, Campo Novo e Buritis. A equipe visitou prefeituras, câmaras de vereadores e faculdades, mostrando o
trabalho que vem sendo realizado pelo Regional de Administração, conscientizando que, de acordo com a legislação
vigente, as funções de gestão pública na área administrativa devem ser exercidas por administradores.

Em Ariquemes, Edney Costa Souza e Osmarina Pimentel estiveram no campus das Faculdades Associadas de Ariquemes (FAAR) onde foram recebidos pela coordenadora do curso de administração, adm. Fabiana Vendramel. Também participaram de atividades da Semana Acadêmica de Administração, ocasião em que o diretor Edney Costa Souza saudou os graduandos, destacando a importância da iniciativa em prol do processo de formação dos novos bacharéis. Ele aproveitou para falar das ações do Conselho Regional de Administração em benefício da categoria. Os representantes do CRA-RO também estiveram na Faculdade de Educação e Meio Ambiente (Faema). Lá conversaram com a coordenadora Letícia Nunes, informando sobre o III Encontro Rondoniense de Administração e Tecnólogos (Enrat) e convidando professores e graduandos para que participem do evento.

Na cidade de Machadinho do Oeste, Edney Costa Souza e Osmarina Pimentel estiveram na Câmara de Vereadores, onde foram recepcionados pela chefe de gabinete da presidência do Legislativo, Marcela Soares, e se reuniram com os vereadores Anísio Júlio Mota, vice-presidente da Câmara, e Clemente Alves. Os representantes do Conselho ainda estiveram na prefeitura, onde conversaram com o chefe de gabinete Edemiso Farias da Silva; na Associação Comercial e Empresarial (Acema), onde se reuniram com o presidente Jerfley Rodrigues Freitas; e nos campus das faculdades Unopar e Cruzeiro do Sul, sendo recebidos pelos coordenadores Rogério Barioli (Unopar) e Camila Soares (Cruzeiro do Sul).

As ações de fiscalização também incluíram a cidade de Buritis, onde os representantes do CRA-RO estiveram com a secretária de administração da prefeitura, Eliane Gonçalves, e nos campus das faculdades Unopar, com o  coordenador Vender Leal; Claretiano, com a responsável Juliana de Oliveira Santos; e na Unicesumar, com a coordenadora Andressa Seleno. Em Campo Novo, o diretor Edney Costa Souza e a secretária executiva Osmarina Pimentel, acompanhados do representante do CRA-RO no município, adm. Gilmário Silva de Góes, estiveram na prefeitura onde se reuniram com o controlador Cristian Vagner Madela, que fez questão de convidar os oito administradores que fazem parte da equipe de gestores do Município. Cristian informou aos representantes do CRA-RO que a prefeitura tem valorizado o profissional administrador por entender a sua importância no contexto da gestão pública. O diretor Edney Costa Souza enalteceu a iniciativa da prefeitura, reforçando que o administrador é fundamental no processo de gestão, seja no setor público ou no setor privado.

Segundo o diretor de fiscalização e registro do CRA-RO, a atual gestão do Conselho Regional de Administração tem a
preocupação de aproximar ainda mais a autarquia dos órgãos públicos e das faculdades, no sentido de divulgar para os graduandos as ações pertinentes à profissão, informando sobre a legislação e os campos de atuação do administrador e do tecnólogo em gestão, conscientizando, primordialmente, sobre a importância do registro, tendo em vista que a autarquia atua no combate ao exercício ilegal da profissão. “O registro no Conselho permite que o administrador, o tecnólogo e o técnico em administração atuem dentro da legalidade”, concluiu Edney Costa Souza.

 

ASCOM CRA-RO
Jornalista Chagas Pereira
Registro Profissional MTB 165/RO