You are currently viewing CRA-RO promove ação na Semana do Doador de Sangue na sede da Autarquia

CRA-RO promove ação na Semana do Doador de Sangue na sede da Autarquia

Fhemeron fará coleta em Porto Velho, no dia 23/11, das 7h30min às 13h.

O Conselho Regional de Administração de Rondônia (CRA-RO) promove, em parceria com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron), uma ação de doação voluntária de sangue na quinta-feira (23), dois dias antes do Dia Nacional do Doador de Sangue. A ação acontecerá na sede da Autarquia, das 7h30min às 13h, em Porto Velho. O objetivo da ação, coordenada pela Comissão de Saúde, é envolver os administradores rondonienses nessa causa de solidariedade. 

“O CRA-RO é sensível com a necessidade de que todos nós sejamos solidários com aqueles que necessitam de doação de sangue e tenho certeza que os administradores estarão presentes para esse ato de humanidade e preocupação com o próximo”, afirmou o presidente Adm. Edney Costa Souza, também membro da Comissão de Saúde.

Edney Costa lembrou que devem ser consideradas as condições de elegibilidade para a doação de sangue, tais como: ter entre  16 e 69 anos; pesar mais de 50 quilos; estar alimentado; ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas; tenha doado sangue há mais de 60 dias (homem) ou 90 dias (mulher); entre outras. Todos os requisitos podem ser acessados aqui

“Uma bolsa de sangue pode salvar até quatro (4) vidas. Todos nós sabemos que é importante lembrar que o sangue não pode ser fabricado e que precisamos das pessoas para que façam o ato de amor às necessidades de hospitais e hemocentros”, acrescentou o presidente.

Reunião de alinhamento

Na última semana, houve uma reunião de alinhamento com a Fhemeron para organizar a ação de doação de sangue. O encontro foi intermediado pelo Adm. Fagner Ferreira Gonçalves, coordenador da Comissão de Saúde do CRA-RO. Participaram as gerentes Maria Luiza Pereira da Silva (Captação de Doadores) e Maria Irenir Sousa (Enfermagem), ambas da Fhemeron. Foram discutidos detalhes sobre o funcionamento da ação, como os requisitos para doação, o horário de funcionamento e a infraestrutura necessária.

Encontros

Comprometida com o desenvolvimento dos profissionais da administração que atuam na gestão em saúde, a autarquia vem buscando aproximação com as bases locais. Desta forma, há duas semanas, aconteceram encontros com médicos ginecologistas e obstetras que atuam no setor público e/ou privado nas cidades de Vilhena, Cacoal e Ariquemes. A ação aconteceu em parceria com a Associação de Obstetrícia e Ginecologia de Rondônia – (Assogiro). 

“Com o intuito de sensibilizar o setor, fizemos vários encontros com médicos no interior do Estado falando da importância da gestão de um profissional da administração na saúde. Nessa ocasião, os médicos relataram sobre a necessidade de administradores especializados em gestão da saúde para gerenciar suas clínicas ou hospitais. Isso demonstra a oportunidade que o setor oferece aos nossos colegas”, informou Fagner Gonçalves.