You are currently viewing Conselhos Profissionais de Rondônia se unem em prol do fortalecimento das profissões e devem fundar a ASCOP/RO

Conselhos Profissionais de Rondônia se unem em prol do fortalecimento das profissões e devem fundar a ASCOP/RO

Um marco histórico aos profissionais de Rondônia foi dado nesta quarta-feira (5). Ao todo, 13 Conselhos Profissionais se reuniram e, por unanimidade, aprovaram, por propositura do presidente do Conselho Regional de Administração de Rondônia (CRA/RO), Adm. Edney Costa Souza, a criação da Associação dos Conselhos e Ordens Profissionais de Rondônia (ASCOP/RO).

A entidade, constituída sob a forma associativa e pessoa jurídica de direito privado, deverá atuar como objetivo de debater questões de interesse comum, com foco em aspectos jurídicos, administrativos e políticos.

A ASCOP/RO surge com uma missão. Através da união desses Conselhos Profissionais, a entidade visa fortalecer as profissões e promover a multiplicação de boas práticas. Seu slogan “Juntos pelo fortalecimento das profissões” representa a formalização de um compromisso em trabalhar de forma conjunta em prol do avanço e desenvolvimento das áreas representadas.

O presidente do CRA/RO destacou a sinergia deste momento. Segundo ele, essa união permitirá a ampliação de iniciativas que possam fortalecer a atuação no Estado.

“A criação da ASCOP/RO deve ser considerada um novo momento para Rondônia. Com esse ‘dar as mãos’, estaremos juntando forças para promover eventos e cursos de capacitação, realizar planejamento estratégico em grupo, defender os interesses comuns e, ainda, promover práticas de governança e transparência”, garantiu Edney Souza.

REPRESENTATIVIDADE

A associação nasce com a proposta de ser uma voz ativa e representante dos profissionais de Rondônia, com a ideia de garantir a valorização das profissões e o reconhecimento de suas competências perante a sociedade e as instituições. A ASCOP/RO pretende promover diálogos construtivos com as autoridades governamentais, visando contribuir com a formulação de políticas públicas que beneficiem o exercício profissional e o desenvolvimento (inclusive sustentável) do estado.

PRÓXIMOS PASSOS

A expectativa é que a associação promova um ambiente de cooperação, troca de experiências e debates que impulsionem o desenvolvimento das profissões no estado. O próximo passo a ser dado é a elaboração da proposta de estatuto, que deverá ocorrer já na próxima semana.

Posteriormente, haverá uma convocação para a Assembleia de fundação, com data prevista para o dia 08 de agosto de 2023.  Na ocasião, será formalizada a manifestação de interesse em integrar a diretoria e aprovação do estatuto. O documento será deliberado e, em seguida, registrado em cartório conforme define a Legislação vigente.

ENTIDADES REPRESENTATIVAS

Conselho Regional de Administração de Rondônia (CRA-RO)

Conselho Regional de Economia 24ª Região/RO (CORECON-RO)

Conselho Regional de Contabilidade do Estado de Rondônia (CRC-RO)

Conselho Regional de Correttores de Imóveis do Estado de Rondônia (CRECI-RO)

Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de Rondônia (CREA-RO)

Conselho Regional de Farmácia do Estado de Rondônia (CRF-RO)

Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Estado de Rondônia (CAU – RO)

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Rondônia (CRMV-RO)

Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 18ª Região (CREFITO-18)

Conselho Regional de Nutricionistas da 7ª Região (CRN-7)

Conselho Regional de Biologia da 6ª Região (CRMBio-6)

Conselho Regional de Fonoaudiologia da 9ª Região (CREFON09)

Conselho Regional de Tecnicos em Radiologia do Acre, Goiás, Rondônia e Tocantins (CRTR09)