You are currently viewing CRA-RO divulga lista dos municípios mais bem avaliados pelo IGM-CFA em Rondônia

CRA-RO divulga lista dos municípios mais bem avaliados pelo IGM-CFA em Rondônia

A métrica faz uma análise das bases de dados oficiais com base em três dimensões: Fiscal, Gestão e Desempenho.

Machadinho D’Oeste lidera ranking de governança municipal, segundo o Conselho Regional de Administração de Rondônia (CRA-RO). Nesta semana, a autarquia divulgou uma lista dos municípios mais bem avaliados pelo Índice de Governança Municipal do Conselho Federal de Administração (CFA) no âmbito do Estado, o IGM-CFA. A métrica faz uma análise das bases de dados oficiais com base em três dimensões: Fiscal, Gestão e Desempenho.

No levantamento realizado foi possível verificar separadamente os índices informações relevantes sobre a qualidade da gestão municipal dos 52 municípios do estado, uma visão abrangente da governança em Rondônia. O balanço apresentou ainda que, Ariquemes ficou em segundo lugar, seguida por Cacaulândia, Campo Novo de Rondônia, Rolim de Moura, Colorado do Oeste, Vale do Anari e Espigão D’Oeste.

Em relação aos resultados, o presidente do CRA-RO, Adm. Edney Costa Souza, destacou a importância da governança eficiente e do bom desempenho na administração municipal. “No caso de Machadinho D’Oeste, que está no topo como mais bem avaliado, percebemos que há o comprometimento do gestor local em promover a transparência, na gestão dos recursos públicos e o desenvolvimento sustentável”, declarou.

Edney Costa Souza aproveitou a ocasião para parabenizar todos os municípios que obtiveram boas colocações no IGM-CFA, por considerar “um reflexo do trabalho árduo e responsável realizado pelos gestores públicos e suas equipes”.

ATUALIZAÇÃO

O IGM/CFA teve seus dados atualizados em 2023 pela Câmara de Gestão do CFA, que trabalhou intensamente por quatro meses. A nova versão da métrica engloba informações registradas entre 2021 e 2023. Além disso, as métricas do IGM/CFA agora também levam em consideração os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), ampliando a abrangência da análise.

APERFEIÇOAMENTO

Com base nas informações fornecidas, fica evidente que a avaliação do IGM-CFA desempenha um papel fundamental na identificação das melhores práticas de governança municipal em Rondônia. A análise contribui para o aprimoramento das administrações públicas e o direcionamento de esforços para o alcance dos ODS.