You are currently viewing CRA-RO participa de série de eventos nacionais que fortalecem a Administração e a integração do Sistema CFA/CRAs na Paraíba

CRA-RO participa de série de eventos nacionais que fortalecem a Administração e a integração do Sistema CFA/CRAs na Paraíba

Entre os dias 20 e 25 de outubro de 2025, a cidade de João Pessoa (PB) se tornou o ponto de encontro dos profissionais de Administração de todo o país, sediando uma série de eventos promovidos pelo Sistema CFA/CRAs: a Plenária do CFA, o 5º Fórum de Presidentes, o Encontro Regional dos Profissionais de Administração da Região Nordeste (ERPA Nordeste 2025) e o IX Fórum de Gestão Pública da Paraíba (FOGESP).
Representando o Conselho Regional de Administração de Rondônia (CRA-RO), estiveram presentes o vice-presidente Tecnol. Cláudio Scavassa e o conselheiro federal por Rondônia, Adm. Francisco Tavares de Melo, que acompanharam as discussões e deliberações voltadas ao fortalecimento da profissão e à modernização da gestão pública e institucional.

Fórum de Presidentes e Plenária do CFA
Os encontros reuniram dirigentes de todo o Brasil em um ambiente de diálogo e planejamento estratégico. O 5º Fórum de Presidentes, conduzido pelo presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Adm. Leonardo Macedo, contou com debates sobre o Programa de Desenvolvimento dos Conselhos Regionais (PRODER 2025), as ações comemorativas do Jubileu de Diamante da Administração, o Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTIC) e propostas de modernização de sistemas, com foco na governança, fiscalização e inovação tecnológica.
A Plenária do CFA, por sua vez, consolidou encaminhamentos importantes para o fortalecimento das políticas e diretrizes que norteiam os Conselhos Regionais, reforçando o compromisso do Sistema CFA/CRAs com a valorização e a representatividade dos profissionais da área.

ERPA Nordeste 2025
Com o tema “Administração e suas perspectivas: A Paraíba como palco de novas oportunidades”, o ERPA Nordeste 2025 reuniu administradores, gestores públicos e estudantes em um espaço de aprendizado e integração.
O evento, realizado pelo CRA-PB com o apoio do CFA, foi aberto pelo presidente do CRA-PB, Adm. Marcos Kalebbe, que destacou o protagonismo dos administradores paraibanos e a importância de sediar o encontro durante as comemorações dos 60 anos da regulamentação da profissão.
Entre os destaques da programação, a palestra magna foi ministrada pela secretária de Desenvolvimento Econômico de Campina Grande, Adm. Tâmela Sabrina Vasconcelos Fama, que apresentou as políticas públicas de fomento ao turismo e à economia local, ressaltando como a boa gestão pode impulsionar o desenvolvimento regional.

Durante a cerimônia de abertura, o presidente do CFA, Adm. Leonardo Macedo, recebeu o Título de Cidadão Pessoense e Paraibano, em reconhecimento à sua contribuição para o fortalecimento da Administração e ao apoio institucional à cidade de João Pessoa. Em seu discurso, Macedo reafirmou o compromisso do CFA em garantir o futuro da profissão, com foco na valorização dos estudantes e jovens administradores.

IX FOGESP
O IX Fórum de Gestão Pública da Paraíba (FOGESP) também integrou a programação da semana, reunindo profissionais, gestores e representantes do Sistema CFA/CRAs em um espaço de troca de experiências sobre os desafios e oportunidades da Administração Pública.
O evento enfatizou a importância da eficiência, da ética e da inovação na gestão pública, alinhando-se às comemorações dos 60 anos da profissão de Administrador, que têm mobilizado o Sistema CFA/CRAs em todo o país.

Integração e fortalecimento da profissão
A participação dos representantes de Rondônia reforçou o compromisso do CRA-RO com a integração nacional e o fortalecimento institucional do Sistema CFA/CRAs.
Segundo o conselheiro federal Francisco Tavares de Melo, “momentos como esses consolidam o papel da Administração como ferramenta essencial para o desenvolvimento econômico e social, além de promover a troca de experiências entre os Conselhos e o alinhamento de ações em prol da categoria”.
O vice-presidente Cláudio Scavassa também destacou a importância da representatividade de Rondônia em eventos nacionais: “Estar presente nesses fóruns e encontros é fundamental para acompanhar as tendências, compartilhar boas práticas e fortalecer o protagonismo dos administradores rondoniense”.