You are currently viewing CRA-RO promove Roda de Conversa sobre prevenção ao suicídio com os servidores

CRA-RO promove Roda de Conversa sobre prevenção ao suicídio com os servidores

O Conselho Regional de Administração de Rondônia (CRA-RO) promoveu, na última quinta-feira (14), uma Roda de Conversa alusiva a campanha “Setembro Amarelo”, abordando a temática “Prevenção ao Suicídio”. O evento foi destinado aos servidores da Autarquia e contou com a facilitação da psicóloga Cynthia Zullian para reflexão e troca de conhecimentos.

Na abertura da conversa, o vice-presidente em exercício do CRA-RO, Adm. Francisco Tavares, defendeu a necessidade de abordagem do tema e ressaltou que as pessoas possuem algum tipo de necessidade de foro íntimo. “Todos nós temos nossos problemas de alguma forma. Todos nós temos nossos problemas, mais ou menos, ou mais conflitos. Quem não tem conflito? Quem não tem problema hoje? Quem não está no processo de acertar?”, disse Tavares com os questionamentos.

A conversa abordou diversos aspectos da prevenção ao suicídio, como os fatores de risco, os sinais de alerta e as formas de ajuda. Cynthia Zullian destacou a necessidade de se atentar aos sinais dados aos familiares, amigos, e incentivar a busca por ajuda profissional quando necessário. “O suicídio é uma questão de saúde pública e é importante falar sobre isso para quebrar o estigma e incentivar as pessoas a procurar ajuda. É importante estar atento aos sinais de alerta e procurar ajuda profissional se você ou alguém que você conhece estiver passando por uma crise”, disse a psicóloga.

ÚLTIMOS DADOS 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, em todo o mundo, mais de 1 milhão de pessoas morrem por suicídio todos os anos. No Brasil, as estatísticas apontam cerca de 14 mil casos anuais, o que equivale a 38 suicídios por dia. Desta forma, sabe-se que o suicídio é a quarta principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, atrás de acidentes de trânsito, tuberculose e violência interpessoal, e que pode afetar pessoas de todas as origens, gêneros, culturas, classes sociais e idades.

PARCERIA 

Através de uma parceria com a Escola do Legislativo, com o apoio do diretor-geral, Thiago dos Santos Tezzari, houve a cedência da psicóloga e instrutora da instituição para contribuir com o tema junto ao CRA-RO.