You are currently viewing Diretora do CRA-RO destaca o administrador como protagonista na recuperação da economia

Diretora do CRA-RO destaca o administrador como protagonista na recuperação da economia

Em razão das adversidades que vêm surgindo no cenário nacional e mundial face às consequências nocivas e trágicas advindas da eclosão da pandemia da covid-19, a Administração terá um papel de destaque na recuperação da economia do Brasil e dos demais países. A avaliação é da administradora Simone Marçal Quintino, diretora de Formação Profissional e Desenvolvimento Institucional do Conselho Regional de Administração de Rondônia. Ela menciona que a reestruturação do contexto empresarial, até chegar ao ponto de equilíbrio com a estabilidade, demandará muitos profissionais da Administração a fim de dar um novo norte para que as organizações consigam se reerguer e superar a crise que assolou o planeta.

Neste contexto, Simone Marçal destaca a necessidade de os profissionais da Administração estarem preparados e atentos às oportunidades que surgirão na era pós-pandemia. “A Administração é parte indissolúvel do sucesso das empresas porque, além das funções já desempenhadas que são requeridas pela profissão, o administrador será o responsável por desempenhar a função social e política que o novo cenário exigirá, principalmente no tocante às orientações para tomadas de decisão assertivas”, observou a administradora.

Administradora e Doutora em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Simone Marçal Quintino é natural de São Pedro do Ivai PR) e, desde 1984, reside em Cacoal. “Sou da segunda turma de Administração da UNIR, época em que não tínhamos muitas opções de cursos na cidade ou região. Em Cacoal tínhamos o curso de Pedagogia na FEC, atual Unesc, e os cursos de Ciências Contábeis e Administração na UNIR. Nessa época a UNIR ofereceu o curso finito de Matemática. Tudo era muito difícil porque trabalhava o dia todo como tesoureira em um supermercado e ao término do expediente já ia direto para a
Universidade. Já na metade do curso, consegui uma vaga de auxiliar administrativo em uma construtora onde permaneci até o início da carreira no magistério superior”, relatou.

Simone Marçal mencionou que o fato de ter cursado Técnico em Administração de Empresas no 2º grau facilitou a sua escolha pela graduação em Administração. Mas revelou que naquela época tinha o sonho de cursar Agronomia, porém não era oferecido em Rondônia e sua família não tinha condições de custear os seus estudos em outro estado. “Abracei a oportunidade como única e extraí o melhor do curso de Administração”, disse. “No decorrer do curso pude observar que poderia atuar em várias áreas da Administração e, antes de mesmo de finalizar a graduação, já
havia apaixonado pelo curso”, acrescentou.

A administradora informou que as dificuldades eram imensas, desde a questão cultural até a falta de estrutura do estado na década de 80. “Por diversas vezes não tinha energia elétrica em Cacoal e eu acabava fazendo as tarefas e demais atividades escolares à luz de velas”, relembrou. Simone disse que durante a graduação organizava excursões em conjunto com os alunos da Ulbra, de Ji-Paraná, com objetivo de participar do Congresso Nacional de Administração em Goiânia. “Durante a graduação participei desse congresso e quando iniciei na docência organizava as excursões, juntamente com os meus alunos”, frisou. Simone Marçal disse que começou a trabalhar em 1986, aos 12 anos de idade, e nunca mais parou. “Sempre mantive os estudos em primeiro lugar porque sabia que os obstáculos só seriam vencidos por meio da educação. Sempre trabalhava durante o dia e estudava à noite, mas nunca pensei em desistir”, acentuou. Após o término da sua graduação, iniciou uma Pós-graduação em Gestão de Pessoas o que a possibilitou participar do concurso para professor substituto na UNIR em Cacoal no ano de 2001. Desde então tem se dedicado à docência do ensino superior.

Simone Marçal disse que sempre estabeleceu metas em sua vida, mencionando que foco, persistência, dedicação e zelo em tudo o que faz são essenciais no alcance dos objetivos. “Sempre investi em conhecimento. Não perdia nenhuma oportunidade de fazer cursos, assistir a palestras e participar de eventos que poderiam auxiliar no meu crescimento pessoal e profissional”, assinalou. Ela destaca que a carreira profissional é como uma escadaria, que
deve ser galgada um degrau por vez, mas com o foco no topo onde se deseja chegar. “Importante também não nos esquecermos das pessoas que fizeram parte de nossa trajetória. Cada uma contribuindo de uma determinada forma”, ressaltou.

Aos seus alunos do curso de Administração da UNIR em Cacoal, Simone Marçal disse que costuma alertar que, independentemente do que estejam fazendo, sempre o façam muito bem feito, com amor, qualidade e muita dedicação, destacando que são requisitos imprescindíveis para a realização dos sonhos. A administradora mencionou que o curso de Administração abre caminhos para atuar em diversas áreas, dentre as quais Gestão de Pessoas, Marketing, Produção, Finanças e Tecnologia, por isso recomendou a busca pela qualificação na área em que se tem mais afinidade para que o sucesso profissional e pessoal seja concretizado.

Com registro no Conselho Regional de Administração desde 2001, logo após concluir a graduação, incentivada pelo administrador Flávio Lecir Barbosa (primeiro representante do CRA-RO em Cacoal) e pelo administrador Paulo Durand (in memorian), Simone Marçal informou que sempre lutou pela profissão, ora incentivando os alunos a ingressarem e concluírem o curso de Administração, ora representando o CRA-RO nos municípios de Pimenta Bueno e Rolim de Moura, onde atuava profissionalmente. Em 2012 foi convidada a compor a chapa de Conselheira Federal como suplente do administrador Paulo Durand, assumindo a titularidade por seis meses após o falecimento de Durand, em julho de 2016. Em 2018 recebeu o convite do administrador Marcos Ito, atual presidente do CRA-RO, para compor a chapa como Conselheira da Autarquia. “Desde janeiro de 2019 tenho atuado como Conselheira e Diretora de Formação Profissional e Desenvolvimento Institucional, buscando, junto com os demais conselheiros, diretoria e profissionais do CRA-RO, fortalecer a nossa profissão de administrador”, concluiu Simone Marçal.

Ascom CRA-RO
Jornalista Chagas Pereira
Registro Profissional 165/RO