You are currently viewing Assembleia Ordinária do CRA-RO aprova Relatório de Gestão 2022 e indica representantes ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos

Assembleia Ordinária do CRA-RO aprova Relatório de Gestão 2022 e indica representantes ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos

Na última sexta-feira (10), o Conselho Regional de Administração de Rondônia (CRA-RO) realizou a terceira Assembleia Ordinária da atual gestão, na modalidade online, em atendimento ao Ofício nº 53/2023/CRA-RO. Na pauta, constavam as Deliberações, Homologações e Informações no encontro coordenado pelo presidente do CRA-RO, Adm. Edney Costa Souza.

De acordo com o presidente, é de extrema importância os encontros mensais. “Reunimos com o objetivo de avaliar, deliberar e pensar estratégias que fortalecem as ações do nosso Conselho em Rondônia. O nosso compromisso é fortalecer e, para isso, precisamos atuar de forma organizada e estudar as proposições para alcançarmos este objetivo”, comentou Adm. Edney Costa Souza.

Em andamento, houve a apresentação do Relatório Mensal e os resultados do mês de fevereiro de 2023 referentes aos setores de atendimento, fiscalização, financeiro e cobrança. Os resultados foram aprovados por unanimidade.

Em seguida, o coordenador da Comissão Permanente de Tomada de Contas, Adm. Charles Dam Souza Silva, fez a apresentação dos balancetes referentes aos meses de janeiro e fevereiro. Os números foram analisados e obtiveram a aprovação por todos os presentes por estarem em conformidade, de acordo com os integrantes da Comissão.

TRANSPARÊNCIA

É uma obrigação do CRA-RO a apresentação de resultados anuais. Para cumprir a determinação conforme exige a Legislação, o superintendente interino, Adm. Adalberto Mauad, fez a apresentação do Relatório de Gestão 2022. O balanço será publicado no Portal da Transparência até o dia 31/03/2023.

REPRESENTATIVIDADE

Foi feita o atendimento ao Ofício nº 1378/2023/SEDAM-CRHID, enviado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), em que solicita a indicação de representantes titular e suplente para compor a gestão do biênio 2023/2025 do Conselho Estadual de Recursos Hídricos de Rondônia (CRH/RO). Em votação, foram deliberados os nomes dos conselheiros indicados Adm. Edney Costa Souza (titular) e Adm. Francisco Tavares de Melo (suplente).

NOVIDADES

O Conselho Federal de Administração (CFA) implantou o projeto interno denominado “Núcleo de Mídia” para apoio aos CRAs. Além disso, também foram solicitados os nomes para compor o Grupo Rede Nacional Formação Profissional. Os indicados foram a Admª. Fernanda Cristina Ferreira e o Adm. Adalberto Augusto Mauad. Os nomeados farão parte de ações voltadas à atualização e capacitação.

Na Assembleia, também foi apresentada a Resolução Normativa CFA nº 624  Programa de Desenvolvimento dos Conselhos Regionais de Administração (Proder), que visa dar apoio aos CRAs a promover a fiscalização, a capacitação de funcionários e registrados, além do desenvolvimento de iniciativas positivas.

RELATOS DE PROCESSOS

Entre as pautas, estavam os relatos de processos. Eles foram feitos em blocos, sendo deliberados após apresentação formal dos conselheiros Adm. Francisco Tavares de Melo (vice-presidente), Admª. Fernanda Cristina Ferreira (Diretora de Desenvolvimento Institucional e Profissional), Adm. Diego Pasquim Tolot (Conselheiro Efetivo), Adm. Diego Pasquim Tolot (Diretor Administrativo e Financeiro), Tecnol. Aparecido Claudio Scavassa, Admª. Simone Marçal Quintino (Diretora de Fiscalização e Registro) e Admª. Juliana Negrini Tarnoschi. Alguns processos foram acatados e outros foram rejeitados.

REGISTRO

Ainda fez parte da Assembleia Ordinária, a Admª. Jussilaine Luzia Lyra Guimarães, que é Conselheira Efetiva da Autarquia.