Foco como item indispensável para o sucesso profissional

Foco como item indispensável para o sucesso profissional

Atitudes levam ao sucesso 

A Administração desenvolve competências e habilidades sociais e humanas nos acadêmicos, enquanto as demais áreas buscam apenas desenvolver as competências técnicas. A avaliação é da administradora Letícia Martins, coordenadora do curso de Administração da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (Faema) na cidade Ariquemes, em Rondônia. Para ela, a Administração é cada vez mais necessária para ajudar os empreendedores nos aspectos de gestão, apesar de entender que a profissão precisar ser remodelada na mesma velocidade em que o mundo do trabalho avança, especialmente por conta da inovação tecnológica.

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Letícia Martins, além de coordenar o curso de Administração da Faema, também é professora e faz parte da comissão que organiza e avalia os projetos de extensão da faculdade. Ela também é proprietária da Resoluthis, empresa especializada na área de Consultoria e Gestão Empresarial, que busca desenvolver pessoas e negócios. Letícia destaca o network como um processo muito importante na vida de qualquer pessoa por entender que é um grande facilitador na obtenção de resultados profissionais e empresariais.

Segundo Letícia Martins, o network proporciona oportunidades para ampliar a rede de relacionamentos que em muito contribui para o crescimento pessoal e profissional. Para ela, conhecer e manter as pessoas certas na sua vida faz total diferença. A administradora se considera uma pessoa muito curiosa que busca sempre melhorar tanto na vida pessoal como profissional. “Me assusta saber que estamos vivendo em uma época que tudo muda o tempo todo, mas não consigo ficar parada vendo as coisas acontecerem. Investir no meu aprimoramento foram as melhores
decisões que fiz na minha vida. Acredito que ainda não cheguei ao ápice da minha vida profissional, mas estou muito feliz com a posição que assumo hoje e continuo trabalhando para crescer cada vez mais”, assinalou.

Letícia Martins revela que enfrentou muitas dificuldades em sua trajetória acadêmica, mas faz questão de mencionar que perseverar fez toda a diferença. “Minha graduação foi muito rica e um divisor de águas para a minha carreira. Logo no início fui convidada a participar de um projeto de pesquisa da universidade. Até então, eu nunca tinha escutado falar a respeito de pesquisas, mas vi que poderia crescer muito naquela área. Quando iniciei os trabalhos no projeto de pesquisa, eu ganhava uma bolsa que ajudava a custear a minha ida e alimentação na universidade. Passei boa parte da graduação indo para a Unir às 14h e chegando em casa às 23h. 

Confesso que é cansativo lidar com a pressão de ser obrigada a trabalhar e ainda estudar no período da noite, mas foi uma época que aprendi muita coisa e que hoje consigo colocar em prática no meu trabalho”, acentuou.

Quando iniciou o curso de Administração, Letícia Martins disse que descobriu duas áreas das quais nunca havia ouvido falar: a pesquisa e a carreira acadêmica. “Me encantei pela perspectiva de futuro que havia, na época, e deixei de lado alguns outros sonhos que eu tinha, como por exemplo o de ser dona do meu próprio negócio”, relembra a administradora, acrescentando que o mestrado foi um período desafiador na sua vida. “Achei que eu realmente não fosse conseguir concluir, mas cheguei lá. Fui bolsista durante todo o mestrado e isso me deixou com pouca experiência, mas com uma bagagem muito boa de teoria e prática”, destacou.

Após a conclusão do mestrado, Letícia lembra que ficou um tempo parada para cuidar da sua filha, mas quando ela fez 4 meses conseguiu voltar ao mercado de trabalho como coordenadora comercial de uma empresa que prestava serviços de licitação de mão-de-obra. “Somente depois de 6 meses nesse emprego fui convidada a ministrar aulas em duas faculdades particulares de Porto Velho e consegui, a partir dali, me dar ao luxo de viver da docência. Passei um ano trabalhando nessas duas faculdades particulares até que surgiu uma vaga para ser docente em tempo integral na Faema em Ariquemes. Participei do processo seletivo e fui convidada ainda para coordenar o Curso de Administração da instituição”, informou.

Letícia Martins também faz questão de destacar o trabalho realizado pelo Conselho Regional de Administração em prol da profissão. “A importância do Conselho fica nítida quanto à fiscalização. Porém, outro papel importante que o Conselho vem fazendo é quanto à sensibilização da importância da Administração para uma boa gestão, independentemente do porte ou ramo da empresa”, mencionou a administradora, salientando que ainda há muita desinformação sobre a profissão. Mas, evidenciou a atuação do CRA-RO como fundamental para esclarecimento sobre a profissão e os campos de trabalho. “O Conselho tem sido grande parceiro das coordenações de administração das faculdades, sempre acompanhando as atividades e disponibilizando conselheiros para palestras motivadoras e de esclarecimentos sobre a profissão e o mercado de trabalho”, completou.

Ascom CRA-RO
Jornalista Chagas Pereira
Registro Profissional 165/RO