You are currently viewing CRA-RO implanta novo sistema de tecnologia em gestão

CRA-RO implanta novo sistema de tecnologia em gestão

O Sistema Implanta representa uma das grandes e mais importantes conquistas já concretizadas no âmbito do
Conselho Regional de Administração de Rondônia. Trata-se de um conjunto de funcionalidades que promovem um
significativo avanço na prestação de serviços aos inscritos no Conselho, além de possibilitar melhorias relevantes
nas áreas administrativa e financeira da Autarquia, também garantindo atendimento diferenciado ao público.

Antes do Sistema Implanta, o Regional de Administração de Rondônia enfrentava muitas dificuldades por não ter
um sistema próprio que proporcionasse agilidade e eficácia e garantisse transparência nos processos administrativo, financeiro e operacional. Após muito trabalho dos conselheiros junto ao Conselho Federal de Administração (CFA), principalmente com o trabalho desenvolvido pelo superintendente Davi Loreto junto aos colaboradores, o CRA-RO agora possui um sistema interligado com o CFA e a maioria dos Regionais em todo o Brasil. O Implanta é resultado do trabalho realizado pela presidência do Regional de Administração de Rondônia, com a ajuda do conselheiro federal e dos conselheiros regionais.

A gestão do presidente Marcos Tadanori Ito, com o respaldo dos diretores e conselheiros, deixará como legado um sistema informatizado próprio e padronizado junto ao Sistema CFA/CRA’s, que garante maior dinamismo metodológico no atendimento e nos procedimentos administrativos e financeiros da Autarquia. É uma ferramenta de gestão de documentos e processos eletrônicos, importante para a eficiência administrativa, tendo como proposta a construção de uma infraestrutura pública de processos e documentos administrativos eletrônicos.

Resultado de convênio celebrado com o Conselho Federal de Administração, o Sistema Implanta possibilita o trabalho integrado com o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), presente na estrutura do CRA-RO desde setembro de 2019, fundamental para o registro e armazenamento de documentos. Além de viabilizar tramitação mais rápida e segura, o SEI permite o compartilhamento de informações entre os departamentos e mantém os conselheiros informados sobre todas as ações da Autarquia. 

O superintendente Davi Loreto participou de treinamento, na sede do CFA, em Brasília, para conhecer o funcionamento do novo sistema e transmitir as técnicas operacionais aos demais colaboradores do Regional. É uma ferramenta importante para o desenvolvimento dos trabalhos no âmbito do CRA-RO, resultado da política de crescimento tecnológico na gestão de processos no Conselho. 

O Sistema Implanta veio contribuir para aprimorar a gestão das informações dos profissionais e de pessoas jurídicas, registrados ou não no Conselho, sendo fundamental para o controle e manutenção das informações sobre dados cadastrais, financeiros e dívida ativa, bem como da responsabilidade técnica. Além disso, possibilita a apresentação das informações necessárias em cumprimento à legislação que regulamenta a necessidade de transparência nos gastos públicos, permitindo a realização de consultas e o acompanhamento das informações orçamentárias, financeiras, contábeis e administrativas pelo público em geral.

Ascom CRA-RO
Jornalista Chagas Pereira
Registro Profissional 165/RO